Hospital de Campanha em Betim (Imagem PMB)
Hospital de Campanha em Betim (Imagem PMB)

Unidade não terá rotina de visita aos pacientes, o boletim médico será anunciado diariamente no período da tarde, na sala de acolhimento social

O Centro Especializado em Covid-19 (Cecovid Betim 2), hospital de campanha instalado no Clube Fiat, no bairro Jardim Petrópolis, já está em funcionamento. A estrutura foi construída emergencialmente em sete dias para desafogar a rede SUS/Betim e da região. A unidade conta com 120 leitos, sendo 116 de observação e 4 de UTI, para atender a pacientes de risco moderado com suspeita clínica da Covid-19, que precisem ficar em observação.

O hospital de campanha não terá pronto atendimento, ou seja, não haverá atendimento aberto ao público. Os pacientes que apresentarem sintomas de Covid-19 – tosse ou coriza ou dor de garganta, associados à febre e/ou falta de ar – devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Após avaliação da equipe médica, se for necessário, o paciente será encaminhado para o Cecovid Betim 2.

VEJA MAIS: Betim terá 3 centros de atendimento para pacientes com covid-19

Os pacientes atendidos no hospital de campanha ficarão em isolamento social, por isso não poderão receber visitas e nem ter um acompanhante. Essa é uma medida de segurança, já que a Covid-19 é uma doença altamente contagiosa. Os familiares dos pacientes receberão o boletim médico todos os dias às 16h, na sala de acolhimento social instalada na área externa da unidade. A entrada será pela Portaria 1 do Clube Fiat, no final da rua Castro Alves, no Jardim Petrópolis.

A previsão é que os pacientes fiquem internados no local e que depois sejam encaminhados para isolamento em casa. Os casos que evoluírem para quadros mais graves serão direcionados para os leitos de UTI instalados no Hospital Público Regional de Betim (HPRB) e, posteriormente, para a unidade intensiva que será montada no Centro Materno Infantil, ao lado do HPRB, cujas obras estão sendo concluídas.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais