O Procon começou nesta quinta-feira (26), ações de fiscalização do comércio em Betim. Diversos locais foram vistoriados com o objetivo de resguardar que o consumidor não seja lesado com o possível aumento abusivo ou injustificável dos produtos.

A superintendente do Procon, Luana Guimarães, explica que a fiscalização tem ligação direta com a pandemia do COVID-19. “Infelizmente nós temos estabelecimentos que estão se aproveitando deste momento delicado para elevar os preços. Quando não há justificativa para o aumento, isso configura um crime pelo código do consumidor”.

VEJA MAIS: Betim confirma 3º caso de coronavírus

VEJA MAIS: Romeu Zema visita hospitais em Betim

VEJA MAIS: Governo de Minas vai construir hospital de campanha no Expominas

A superintendente explicou, ainda, que os agentes do Procon e da Procuradoria, ao entrar nos comércios, farão a identificação se existe algum produto com preço exorbitante. Sendo observado algo irregular, uma notificação será entregue ao responsável pelo estabelecimento. Ele terá 10 dias para apresentar a sua defesa. “Se a análise apontar que existe um crime contra o consumidor, o processo será encaminhado ao Ministério Público, órgão que possui autonomia para multar esses proprietários”, explica.

Para denunciar
O Procon, que funciona na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), dentro do Monte Carmo Shopping, teve de suspender os trabalhos presenciais de atendimento ao público. O cidadão interessado em denunciar algum comércio deve enviar a sua solicitação para o e-mail proconbetim@gmail.com.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais