O terceiro caso de Covid-19 em Betim foi confirmado na tarde desta quarta-feira, 25. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o caso é de um homem de 27 anos que viajou para o Rio de Janeiro e voltou no dia 16 de março.

Ele foi atendido em uma UPA e está em isolamento domiciliar, sendo acompanhado por uma equipe multiprofissional de atendimento domiciliar da Secretaria de Saúde de Betim.

Os dois primeiros casos do novo coronavírus em Betim, foram de um homem, de 35 anos, e uma mulher, de 26, que voltaram de uma viagem na Europa e foram atendidos em um hospital de Belo Horizonte.

VEJA MAIS: Secretaria de Saúde descarta coronavírus em menino que morreu no Hospital Regional

Ver essa foto no Instagram

Atualização.

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Betim (@prefeiturabetim) em

Ao todo, em Betim, 403 casos estão em investigação e 39 foram descartados. Em Minas Gerais, são 14.227 casos investigados e 133 confirmados.

VEJA MAIS: Coronavírus: o que é, sintomas e como se proteger

Município x Estado

No último boletim epidemiológico da SES-MG, divulgado na manhã desta quarta-feira (25), Minas Gerais contabilizava 133 casos de Covid-19, com uma confirmação em Betim. Em dois casos, ainda não eram possíveis identificar a cidade de origem.

VEJA MAIS: Números de casos confirmados de Covid-19 em Betim divergem

A Secretaria de Saúde de Betim informou ao Agenda Betim, por meio de nota, que os profissionais de saúde de todas as unidades, pública ou privada, devem notificar os casos suspeitos no formulário nacional RedCap. Informou ainda que o município não tem acesso a esses dados em tempo real, somente por meio de planilha, no dia seguinte.

Sobre a informação dos 2 primeiros casos de Covid-19 confirmados na cidade estarem diferentes do divulgado pela SES-MG, a Prefeitura de Betim disse que, pelo sistema RedCap, o paciente confirmado do sexo masculino não foi identificado como sendo residente em Betim, possivelmente porque o atendimento foi realizado em um hospital em Belo Horizonte. Segundo a nota, a Vigilância Epidemiológica de Betim já fez a solicitação à SES-MG para que atualize os dados no sistema do Estado. 

Confira a nota enviada ao Agenda Betim:

A Prefeitura de Betim informa:

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Betim, os profissionais de saúde de todas as unidades, pública ou privada, devem notificar os casos suspeitos no formulário nacional RedCap. O município não tem acesso a esses dados em tempo real, somente por meio de planilha, no dia seguinte. Por isto, é importante considerar o número de casos suspeitos informado no boletim da Secretaria de Estado da Saúde de Mina Gerais (SES-MG). O fluxo seguido é o mesmo para qualquer unidade de saúde privada ou pública. 

Para alguns casos, a notificação é imediata e deve ser feita à Vigilância Epidemiológica do município. Os resultados dos exames são checados diariamente no sistema da Fundação Ezequiel Dias (Funed). Os resultados de laboratórios particulares são enviados pela Secretaria de Estado da Saúde.

Os dois primeiros casos confirmados positivos em Betim foram notificados primeiramente ao município, que comunicou à SES-MG. Pelo sistema RedCap, o paciente confirmado do sexo masculino não foi identificado como sendo residente em Betim, possivelmente porque o atendimento foi realizado em um hospital em Belo Horizonte. A Vigilância Epidemiológica de Betim já feza  solicitação à SES-MG para que atualize os dados no sistema do Estado.

Até o momento, a última atualização do boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), aconteceu às 15:28.

Números podem ser ainda maiores em Minas

Segundo reportagem do Jornal O Tempo, nesta quarta-feira (25), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), está com dificuldades em realizar exames de contraprova da Covid-19. Segundo fontes ouvidas pelo jornal, o principal problema gerado são subnotificações nos boletins divulgados pela secretaria. É provável que os casos de Covid-19 em Minas sejam ainda maiores.

Coronavírus em Betim

Cemitérios em Betim são fechados e velórios serão limitados

Sobe para 133 casos de Covid-19 confirmados em Minas Gerais

Transporte público em Betim sofre novas alterações de horários

Aulas da rede municipal ficarão suspensas até 30 de abril

 

Comunicar erro • Princípios editoriais