Campanha de Vacinação Contra a Gripe começa nesta quarta-feira (10), em Betim. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 103 mil pessoas em 2019.

A partir desta quarta-feira, 10 de abril, a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia a Campanha de Vacinação Contra a Gripe.

Neste ano, a vacina irá imunizar contra 3 vírus: H1N1, H3N2 e Influenza tipo B. A campanha vai até 31 de maio e em Betim a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de imunização.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe de 2019, cerca de 103 mil pessoas, pertencentes aos grupos prioritários, devem ser vacinadas em Betim. A meta da campanha é imunizar 90% do público alvo.

No primeiro momento da campanha, de 10 a 19 de abril, a vacinação será apenas para crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes.

A partir da segunda-feira, 22 de abril, a vacinação estará disponível para todos os grupos prioritários. E no sábado, 4 de maio, será realizado o Dia D, quando a vacina estará disponível em todas as UBS do município, para todas as pessoas dos grupos prioritários.

Os grupos prioritários da campanha são: gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A escolha dos grupos prioritários segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

Ao irem se vacinar, as pessoas devem levar a Carteira de Vacinação Infantil ou do Adulto, junto com um documento de identidade. Durante toda a campanha será feita, também, a atualização do cartão de vacina, conforme a situação encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

LINKS RÁPIDOS:

Especial entretenimento

Serviços

Informações via PMB (Imagem Gil Leonardi/ Imprensa MG)

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Nesta semana, a Defesa Civil de Betim entregou agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua

Saiba onde doar itens para a Campanha do Agasalho em Betim

Diversos pontos foram montados na cidade para receber itens como casacos, meias, toucas, cobertores, dentre outras peças de vestuário típicas de inverno, de ambos os sexos.
Mosquito

Levantamento indica que 96% dos focos do Aedes aegypti, em Betim, estão dentro das residências

O indicador aponta que município está com alto índice de infestação do Aedes aegypti e em risco de epidemia para dengue, zika e chikungunya.
UAI Monte Carmo em Betim (Imagem Agenda Betim)

Em Betim, Unidade de Atendimento Integrado (UAI) incorpora novos serviços do Detran-MG

Unidade do shopping Monte Carmo passa a prestar serviços que antes eram ofertados na delegacia de trânsito
Kit alimentação

Alunos da rede municipal de Betim receberão kit alimentação

Medida de auxílio havia sido adotada no período de suspensão das aulas por causa da pandemia. Kits serão distribuídos a partir de terça-feira (20.dez)