Logo Agenda Betim

Você provavelmente já ouviu falar em Networking, certo?

Também conhecido como “rede de contatos”, o Networking é a forma de cultivar relações profissionais em diversos ambientes e utilizar essas relações para alguma finalidade.

Essa rede é um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informações entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum.

Em um estudo feito pela ONU em parceria com a Endeavor Brasil e publicado em um especial sobre mulheres empreendedoras, em 2012, mostrou que as mulheres que afirmam que “nunca” se reúnem com outros donos de negócios implementaram, em média, apenas uma inovação nas suas empresas no período de um ano, enquanto mulheres que se reúnem com outros donos de negócios uma vez na semana implantam em média 3.7 inovações no mesmo período.

Em Betim, um grupo de empreendedoras se reúnem uma vez por semana para tomar café, falar de negócios, e claro, fazer networking!

Nós estamos falando do Café de Negócios, encontro semanal que reúnem quase 40 empreendedoras no restaurante Alcachofra, no centro de Betim.

Quem nos conta sobre o projeto é sua idealizadora, Thamara Yanne, publicitária e estudante de marketing de 25 anos e responsável pelo marketing da Dr. Laser.

Enviamos algumas perguntas para conhecer melhor o Café de Negócios e a Thamara gentilmente nos respondeu.

Quando surgiu a ideia de reunir mulheres empreendedoras e por quê?

Eu assumi o marketing da Dr Laser em novembro do ano passado e, em busca de criar relacionamento com as clientes da clínica comecei a promover palestras com conteúdos pautados em meus estudos na psicologia, como: Autoestima, Inteligência Emocional e Resiliência.

Para promover esses eventos convidei algumas parceiras para, juntas, promovermos sorteios para as participantes dos eventos. Em nossos encontros, eu observei que todas as vezes que nos encontrávamos, essas parceiras faziam negócios entre elas, parcerias e indicações.

Percebi que precisávamos nos reunir mais vezes. Surgiu, então, o desejo de iniciarmos um momento de Café da manhã, onde pudéssemos trocar experiências, crescer juntas e, fazer negócios entre nós.

Senti a necessidade de convidarmos outras empreendedoras, a fim de ampliarmos a nossa rede de relacionamentos.

Então, dia 04 de julho de 2017 iniciamos o Café de Negócios, onde nos encontramos toda terça-feira, de 7h às 9h da manhã, no restaurante Alcachofra.

Lá, tomamos um delicioso café da manhã, aprendemos juntas por meio das palestras e, fazemos um maravilhoso networking.

Quantas pessoas participam, em média, dos encontros?

Nós temos 17 empreendedoras fixas + cerca de 20 convidadas a cada encontro. As empreendedoras fixas recebem um auxílio na divulgação de seus empreendimentos, tanto pelas redes sociais, quanto por meio dos panfleto do Café de Negócios (onde tem suas logomarcas e telefones). Em breve divulgaremos também em outdoor e jornal.

Como uma empreendedora pode participar dos encontros?

Basta se inscrever pelo whats app pelo 9.8803-4600, enviando o nome completo. Vale ressaltar que recebemos também mulheres que não empreendem, mas que desejam aprender conosco a partir das palestras.

Quais empresas já participaram das palestras?

Hoje, nós temos como empreendedoras fixas: Dr Laser, Portal (sistema de seguranças), R2 Cursos e Treinamentos, Mademoseille Cupcakes, Bárbara Gatti Makeup, Grupo UNIs, Restaurante Alcachofra, Gabriela Andrade Designer de Ambientes, Jú Araújo Bijus (Bijouterias finas em pedras naturais), Eureka Comunicação (Agência de Publicidade), Lilian Maia (Decoradora e Cerimonialista), Núbia Costa Fotografia Infantil, Renata Araújo (revendedora de Relógios, Óculos e Bolsas), Suelen Cabral (Designer de moda), Daiana Paula (esteticista e massoterapeuta), Singley Medeiros (diretora independente Mary Kay). Outras empreendedoras que participam das nossas palestras: Marcia Werneck, Helena Neto Cerimonial, Renata (Restaurante Beneplácito), Edna da Valentina Vest, Shirley (Pretta Calçados), Camila (Empórium), Edilaine (Fábio Alves Fotografia), Jéssica Nery (Fotografia Infantil), Heloisa Helena Cerimonial, Valéria (Ubirajara), Gabriela (Dona Bagunça), Luciana da Camargos, Arabela (Degli Dei Molho artesanal) Jéssica (Ame Sabor Pão de Alho).

As empreendedoras estão aplicando as ideias debatidas em suas respectivas empresas? Se sim, como está o feedback em relação a isso?

Toda semana temos um momento de “Boas notícias” e, a cada terça temos vários depoimentos de crescimento, conquistas e superação, provenientes do conhecimento adquirido em nossos momentos de palestras, no Café de Negócios. Vale ressaltar que as participantes tem a oportunidade de escolherem os temas que serão ministrados em nossos encontros.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais