Nome do evento porém, Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2020, é mantido

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta terça-feira (24), o adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 para 2021. O entendimento sobre a impossibilidade do início das competições no dia 24 de julho, por conta da pandemia do novo coronavírus, aconteceu após conversa por teleconferência entre o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente do COI, Thomas Bach.

“Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e da comunidade internacional”, informa nota publicada no site da instituição.

VEJA MAIS: Últimas notícias do esporte

VEJA MAIS: Uefa adia finais da Liga dos Campeões feminina e masculina

Tocha olímpica

A publicação ainda confirma que a chama olímpica vai permanecer no país. A tocha chegou ao Japão na última sexta-feira (20), após cerimônia de acendimento, no Estádio Panatenaico, em Atenas, na Grécia.

A medida foi tomada após pressão de atletas e comitês nacionais pelo mundo todo criticarem a manutenção do calendário em meio a pandemia do novo coronavírus. Canadá, por exemplo, havia decidido que não mandaria competidores, caso os Jogos ocorressem na data prevista. O Comitê Olímpico Brasileiro também engrossou o coro para a mudança do cronograma.

Guerra mundial

Em 1940, as Olimpíadas, que também ocorreriam em Tóquio, no Japão, foram canceladas. Mas há 80 anos o motivo foi diferente: a 2ª Guerra Mundial. Este havia sido o segundo cancelamento das Olimpíadas. Os Jogos também foram cancelados em Berlim (1916) e em Londres (1944).

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Troféu da Copa do Brasil

Sorteio dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil acontece na quarta

Evento será na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Minas Gerais tem quatro representantes: América, Atlético, Cruzeiro e Tombense.
Ginásio Poliesportivo Divino Braga em Betim

Com clubes do Brasil, Itália e Irã, começa hoje o Mundial de Vôlei em Betim

Competição internacional é sediada na cidade pela sexta vez; Acompanhe as notícias do 1º dia
Minas derrotou o Paykan, do Irã, na primeira rodada do Mundial de Vôlei, em Betim (MG)

Mineiros vencem no primeiro dia do Mundial de Vôlei, em Betim

No início da noite, o Minas derrotou os iranianos do Paykan Tehran de virada, por 3 sets a 1; Já o Cruzeiro aplicou 3 sets a 0 no Campinas