Modelo do nova identidade (RG) nacional
Identidade pode ser emitida nas UAIs – Foto: Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode ser solicitada em Belo Horizonte, oferecendo uma identificação única para os brasileiros em formato digital e impresso. A primeira via do documento é gratuita e o processo é simples, mas exige agendamento prévio.

Locais de atendimento em Belo Horizonte

Em BH, a emissão da CIN é realizada nas seguintes Unidades de Atendimento Integrado (UAIs):

  • UAI Barreiro: Avenida Afonso Vaz de Melo, 640, Piso 4 – Via Shopping, Barreiro.
  • UAI Praça Sete: Avenida Amazonas, 478, Praça Sete, Centro.
  • UAI Venda Nova: Avenida Cristiano Machado, 11833, Piso L2-G4 do Shopping Estação, Vila Cloris.

Como agendar seu atendimento?

O agendamento deve ser feito através do portal do Governo de Minas (mg.gov.br) ou pelo aplicativo MGApp. No momento da marcação, escolha a UAI mais conveniente para você e selecione a data e o horário disponíveis.

Documentos necessários

Para garantir o atendimento, é preciso levar:

  • CPF: Informe o número se já tiver. Caso não possua, ele será emitido no momento do atendimento.
  • Certidão de nascimento ou casamento: Pode ser o documento original ou uma cópia autenticada.

Durante o atendimento, a fotografia será tirada na própria unidade, sem a necessidade de levar fotos impressas. Entretanto, no caso de crianças de colo que não conseguem posar sozinhas, é obrigatória uma foto 3×4 recente com fundo branco.

Passo a passo para obter sua CIN

  1. Faça o agendamento no site ou aplicativo indicado.
  2. Compareça ao local escolhido na data e horário agendados, levando os documentos obrigatórios.
  3. Durante o atendimento:
    • Você poderá escolher se deseja receber o documento pelos Correios ou retirá-lo na UAI.
    • Será feita a captura da fotografia e o registro dos dados pessoais.

Informações opcionais na CIN

A CIN também pode incluir informações adicionais na versão digital, mediante apresentação de documentos comprobatórios:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Título de eleitor;
  • Identidade funcional ou carteira profissional;
  • Certificado militar;
  • Disposição para doação de órgãos;
  • Tipo sanguíneo e fator RH;
  • Nome social (sem necessidade de comprovação, acompanhado do nome civil);
  • Condições de saúde que possam contribuir para preservar a vida ou a saúde do titular.

Menores de idade

Para menores de 16 anos, é obrigatória a presença de um responsável legal (pai, mãe ou tutor) durante o atendimento.

Taxas e prazos

  • A emissão da 1ª via é gratuita.
  • Em caso de perda ou extravio do documento dentro do período de validade, será cobrada uma taxa de R$ 105,59.

Confira mais informações sobre o serviço e a lista completa de locais de atendimento no estado de Minas Gerais no site oficial do Governo de Minas: https://www.mg.gov.br/servico/obter-carteira-de-identidade-nacional.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais 

Mais do Agenda Betim
Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Como emitir a nova identidade (CIN) em Betim

Moradores de Betim podem solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), um documento único de identificação civil para todos os brasileiros, na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Monte Carmo Shopping.