Carteira de Identidade Nacional (CIN)
Carteira de Identidade Nacional é emitida pela Polícia Civil – Foto: Divulgação / Gov.BR

Desde dezembro de 2023, os moradores de Betim podem solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), um documento único de identificação civil para todos os brasileiros. A CIN está disponível nas versões digital e impressa, e a primeira via é gratuita.

Onde emitir a CIN?

Em Betim, o serviço é realizado pela Unidade de Atendimento Integrado (UAI), localizada no primeiro piso do Monte Carmo Shopping (Av. Juiz Marco Túlio Isaac, 1119 – Ingá Alto). O atendimento é feito exclusivamente por agendamento, que pode ser realizado pelo portal do Governo de Minas ou pelo aplicativo MGApp.

Documentos necessários

Para emitir a CIN, é necessário apresentar:

  • CPF: Se já tiver, leve o número. Caso ainda não possua, ele será emitido no momento do atendimento.
  • Certidão de nascimento ou casamento (original ou cópia autenticada).

Obs.: A fotografia é tirada diretamente na UAI durante o atendimento. Para crianças de colo que não conseguem posar sozinhas, é preciso levar uma foto 3×4 recente, com fundo branco.

Etapas para emissão

  1. Agendamento: Realize o agendamento no site ou aplicativo do Governo de Minas (https://www.mg.gov.br/pagina/como-agendar-carteira-de-identidade-nacional).
  2. Comparecimento: Vá até a unidade na data e horário marcados, levando os documentos obrigatórios.
  3. Atendimento:
    • Informe ao atendente se deseja receber o documento pelos Correios ou buscá-lo presencialmente.
    • Durante o atendimento, será feita a fotografia (não são permitidos óculos de sol, chapéus, bonés ou lenços, exceto por motivos religiosos ou de saúde).

Informações opcionais

Na versão digital da identidade, você pode adicionar as seguintes informações, mediante comprovação:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Título de eleitor;
  • Identidade funcional ou carteira profissional;
  • Certificado militar;
  • Disposição para doar órgãos em caso de morte;
  • Tipo sanguíneo e fator RH;
  • Condições específicas de saúde importantes para preservação da vida;
  • Nome social (sem necessidade de documentação comprobatória, acompanhado do nome de registro civil).

Regras especiais para menores de 16 anos

Crianças e adolescentes com menos de 16 anos devem estar acompanhados pelo pai, mãe ou representante legal para a emissão do documento.

Custo do serviço

  • 1ª via: Gratuita.
  • Em caso de perda ou extravio durante o período de validade: R$ 105,59.

Atendimento em outras cidades de Minas Gerais

Nas cidades onde existem UAIs, como Contagem e Belo Horizonte, por exemplo, o atendimento para emissão da CIN também é realizado nessas unidades. Nos demais municípios, o serviço é prestado em qualquer instituto de identificação do estado, seja da própria Polícia Civil, de prefeituras ou de câmaras municipais. A lista completa com os endereços está disponível no site do Governo de Minas: https://www.mg.gov.br/servico/obter-carteira-de-identidade-nacional.

 

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A primeira via do documento é gratuita e o processo é simples, mas exige agendamento prévio.