Em nota oficial divulgada hoje (21) em seu site, o Comitê Olímpico do Brasil defendeu o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para o próximo ano, em período equivalente ao originalmente marcado, entre o fim de julho e a primeira quinzena de agosto.

As justificativas do órgão foram o notório agravamento da pandemia de Covid-19, que já infectou 250 mil pessoas em todo o mundo, e a consequente dificuldade dos atletas de manterem seu melhor nível competitivo pela necessidade de paralisação dos treinos e competições em escala global.

No documento, o presidente do COB, Paulo Wanderley, se pronunciou de forma oficial: “Como judoca e ex-técnico da modalidade, aprendi que o sonho de todo atleta é disputar os Jogos Olímpicos em suas melhores condições. Está claro que, neste momento, manter os jogos para este ano impedirá que esse sonho seja realizado em sua plenitude”.

O comitê aproveitou a ocasião para ressaltar que a proposta de fazer os jogos em 2021 não altera a confiança da entidade no Comitê Olímpico Internacional (COI) e de que a melhor solução para o olimpismo será tomada. 

VEJA MAIS: Tudo sobre esportes em Betim

“O COI já passou por problemas imensos anteriormente, como nos episódios que culminaram no cancelamento dos Jogos de 1916, 1940 e 1944, por conta das guerras mundiais, e nos boicotes de Moscou 1980 e Los Angeles 1984. A entidade soube ultrapassar esses obstáculos, e vemos a chama olímpica mais forte do que nunca. Tenho certeza de que o Thomas Bach, atleta medalha de ouro em Montreal 1976, está plenamente preparado para nos liderar neste momento de dificuldade”, completa Paulo Wanderley.

Ainda na nota oficial, o comitê lembrou que, desde o início da pandemia, a entidade tem priorizado a saúde e o bem-estar dos atletas brasileiros e colaboradores. Há uma semana, a entidade cancelou eventos públicos e preparatórios para os jogos e determinou na terça-feira (17) o fechamento total do CT Time Brasil.

Via Agência Brasil Imagem Pixbay

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Minas derrotou o Paykan, do Irã, na primeira rodada do Mundial de Vôlei, em Betim (MG)

Mineiros vencem no primeiro dia do Mundial de Vôlei, em Betim

No início da noite, o Minas derrotou os iranianos do Paykan Tehran de virada, por 3 sets a 1; Já o Cruzeiro aplicou 3 sets a 0 no Campinas
Troféu da Copa do Brasil

Sorteio dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil acontece na quarta

Evento será na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Minas Gerais tem quatro representantes: América, Atlético, Cruzeiro e Tombense.
Ginásio Poliesportivo Divino Braga em Betim

Com clubes do Brasil, Itália e Irã, começa hoje o Mundial de Vôlei em Betim

Competição internacional é sediada na cidade pela sexta vez; Acompanhe as notícias do 1º dia