Em formato digital, a partir desta quinta-feira (10/09), às 19h, começa a temporada 2020 do Arte da Palavra, que terá em sua primeira etapa o Circuito Autores. As convidadas serão Aline Bei e Isadora Salazar, com mediação de Carol Magalhães. As transmissões são feitas pelo facebook.com/artedapalavrasesc.
Com curadoria coletiva de especialistas de todo o Brasil, o projeto é uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc e atua em todas as regiões do país, estimulando a formação de leitores e a divulgação de novos autores. Além disso, valoriza obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de Autores e outro de apresentações que privilegiam a Oralidade, pretende-se contemplar as diversas possibilidades das manifestações literárias. Há também o Circuito de Criação Literária, em que escritores e convidados do projeto abordam temas literários de oficinas.
Para a gerente de Cultura do Sesc em Minas, Janaína Cunha, apoiar os movimentos literários e dar voz a essa linguagem é uma forma de mostrar a amplitude de nossas produções. “Temos muitos autores por todo o país e eles precisam ser conhecidos pela riqueza e diversidade de suas obras, trazendo ao publico novas possibilidades e exaltando a literatura como uma linguagem artística tão importante para o desenvolvimento crítico”, afirma.
Participantes
Aline Bei nasceu em São Paulo, em 1987. É formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena. É colunista do site cultural Livre Opinião – Ideias em debate e foi escritora convidada na Primavera Literária; Sorbonne Université, França 2018. Também em 2018 foi autora convidada para a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, México. O peso do pássaro morto, finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do prêmio Toca e do prêmio São Paulo de Literatura, é o seu primeiro livro.
A paraense Isadora Salazar é escritora e graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará. Autora do romance Água de Mortas, Editora Patuá (2017), obra premiada em 2015 com a bolsa de criação literária do Ministério da Cultura, é também mediadora em debates e participa com frequência de diversos eventos literários.
Formada em Letras e em Produção Editorial, Carol Magalhães dedica toda a vida profissional aos livros e à literatura. Desde 2014, se especializou na produção literária das mulheres e em seu papel no mercado editorial. É consultora e editora, participa de grupos de estudos sobre a produção literária feminina, além de mediação de mesas de debate sobre a escrita das mulheres.
Arte da Palavra – Circuito Autores
Data: 10 de setembro, às 19h
Participantes: Aline Bei, Isadora Salazar e Carol Magalhães (mediação)
Transmissão: on-line pelo facebook.com/artedapalavrasesc