A Prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, publicou na noite desta quarta-feira (5), um novo decreto, que amplia o funcionamento do comércio de rua na cidade.
Portanto, a partir desta quinta-feira (6), o comércio considerado pelo governo como não essencial, como as lojas de roupas, de calçados, eletrodomésticos, entre outras, poderão funcionar no período das 9h30h às 17h30. Antes, esses setores funcionavam de 10h às 16h.
Nos demais serviços, o horário de funcionamento permanece o mesmo. Os shoppings podem abrir das 11h às 20h; Bares, restaurantes, lanchonetes e similares das 10h às 20h; Academias das 6h às 10h e de 18h às 20h. O decreto ressalta que todos esses estabelecimentos devem cumprir as regras de prevenção à covid-19 já anteriormente difundidas.
Betim ficou por mais um mês na Onda Roxa do Minas Consciente, mantendo suspenso o funcionamento das atividades não essenciais. Desde o último dia 22/04, o município voltou a permitir a abertura de comércios, bares, igrejas e faculdades, a partir do avanço da microrregião para a Onda Vermelha. Este decreto é válido até o dia 31 de maio.
Atividades com funcionamento entre 9h30 e 17h30:
- antiguidades e objetos de arte;
- armas e fogos de artifício;
- artigos esportivos e jogos eletrônicos;
- floriculturas;
- eletrodoméstico, móveis, artigos domésticos;
- atividades imobiliárias e serviços de escritório e apoio administrativo;
- atividade de tabacaria e similares;
- livrarias, papelarias e similares;
- vestuário em geral;
- salões de beleza, barbearia e estética;
- design e decoração de interiores e similares;
- duty free;
- comércio de joias e bijuterias;
- atividades fotográficas e similares;
- representantes comerciais e agentes do comércio;
- atividades de publicidade e similares;
- atividades profissionais, científicas e técnicas;
- agenciamento de viagens e serviços de reserva;
- atividades ligadas ao patrimônio cultura e ambiental;
- atividades de recreação e lazer.
O que permanece proibido de funcionar
Cinemas, teatros, museus, parques de diversões e casas de shows, dentre outros, seguem com funcionamento proibido.
Regras
Todos os estabelecimentos liberados devem, obrigatoriamente, cumprir as normas sanitárias vigentes de prevenção à covid-19. As principais delas estabelecem uso de máscara por todos, sem exceção; capacidade máxima de 1 (um) cliente/funcionário para cada 3 (três) metros úteis do estabelecimento; distanciamento mínimo de 1,5 m entre pessoas; organização de eventuais filas com distanciamento, incluindo na parte externa do estabelecimento; ventilação adequada do local, com espaços abertos para circulação do ar; preparações com álcool 70% ou solução sanitária eficiente disponíveis para uso de funcionários e clientes; higienização de superfícies de contato compartilhado; uso de termômetro digital remoto na entrada do local.
Os estabelecimentos que descumprirem quaisquer protocolos serão penalizados com multas, além de suspensão e/ou cassação do alvará de funcionamento. Pessoas físicas flagradas sem máscara ou descumprindo qualquer norma sanitária também serão penalizadas com multa de R$ 90 por flagrante.
Situação Covid-19
Betim registrou nesta quarta-feira (5), mais onze óbitos por Covid-19, chegando ao total de 967 vidas perdidas em decorrência da doença. Os casos confirmados somam 24.937, desde o início da pandemia.
De acordo com o balanço da Secretaria Municipal de Saúde, com dados de ontem (4), a ocupação em leitos de UTI estava em 99%, enquanto nos leitos de enfermaria, a ocupação registrada foi de 79%.
Acesse na íntegra o decreto (site da prefeitura, nº 2144 05/05/2021), (PDF).