A deficiência intelectual é caracterizada por limitações cognitivas que podem causar problemas na aprendizagem, comunicação, leitura, escrita, raciocínio e memória. Ajudar pessoas com esta condição é um desafio para familiares e cuidadores, por isso, no intuito de difundir informações e compartilhar experiências, o CENSA Betim, instituição que é referência nacional nos cuidados a indivíduos com deficiência intelectual, realiza uma série de transmissões ao vivo com profissionais capacitados e atuantes nesse campo. A próxima transmissão, cujo tema é “A importância da medicação na deficiência intelectual”, acontece no dia 20 de abril, às 20h, no YouTube.
Três profissionais que atuam nos cuidados aos educandos da instituição compartilharão suas vivências: o psiquiatra e psicoterapeuta, André Luis Pires de Carvalho e a farmacêutica e bioquímica, Ariana Gonçalves, estarão ao vivo com a psicóloga diretora do CENSA Betim, Natália Costa. Em uma conversa com muito conteúdo, eles falarão sobre como a medicação é usada nos quadros de deficiência intelectual e outras comorbidades, Com uma linguagem acessível ao público geral a live contará com uma intérprete de libras simultânea.
De acordo com Natália Costa, a segunda live tem como foco mostrar para os familiares e cuidadores como a medicação, aliada a um tratamento multidisciplinar, pode ser uma grande aliada na obtenção de resultados favoráveis “A pessoa com deficiência intelectual deve receber acompanhamento médico e estímulos através de trabalhos terapêuticos com psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Além disso, alguns indivíduos, de acordo com a avaliação médico clínica, psiquiátrica e neurológica, precisam receber medicações para minimizar ou controlar quadros que trazem prejuízos para o cotidiano do indivíduo, como crises convulsivas, auto e heteroagressividade, dentre outros, comenta.
Para acompanhar as transmissões, basta acessar o canal da instituição no YouTube, fazer a inscrição e ativar as notificações para que a plataforma avise quando novas transmissões e conteúdos forem disponibilizados (https://youtu.be/xjrmJ8OJIjs).