Saiba os detalhes do pagamento do auxílio emergencial
O site e o aplicativo da Caixa para fazer o cadastramento para receber o auxílio emergencial no valor de R$ 600 já estão disponíveis. As pessoas que não estavam no Cadastro Único até 20/03, mas que têm direito ao auxílio, poderão se cadastrar também pelo aplicativo CAIXA|Auxílio Emergencial.
Após essa etapa, a expectativa do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, é que em quatro ou cinco dias úteis o benefício possa ser liberado.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente. De acordo com o ministro, houve um acordo com empresas de telefonia para que mesmo as pessoas sem crédito no celular possam baixar o aplicativo.
O governo também deixa disponível o telefone 111 para tirar dúvidas sobre o auxílio. A ligação é gratuita.
Site Auxílio Emergencial (clique aqui)
Aplicativo para celulares Android (clique aqui)
Quem tem direito a receber
O auxílio emergencial será pago por 3 meses a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e sem renda fixa, durante a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. O recebimento do auxílio emergencial está limitado a dois membros da mesma família.
Beneficiados pelo Bolsa Família não precisam se inscrever, pois já estão cadastrados automaticamente. Vale destacar, que quem já recebe o Bolsa Família, não poderá acumular os dois benefícios. Receberá o maior valor na mesma conta que já é creditado o valor do Bolsa Família.
CadÚnico
Quem já está cadastrado no Cadastra único (CadÚnico) não precisa se cadastrar no novo site lançado pelo governo. O benefício será creditado automaticamente.
Para quem não está no CadÚnico, é necessário se inscrever no site (clique aqui) ou baixar o aplicativo ‘Caixa Auxílio Emergencial’. No início do cadastro, o sistema informará se você tem o direito a receber o auxílio. É necessário ter no mínimo 18 anos e CPF válido.
VEJA MAIS: Governo sanciona auxílio emergencial
Cronograma de pagamentos
O governo anunciou o cronograma de pagamento do auxílio emergencial.
1ª parcela
9 de abril: Para os cadastrados no CadÚnico, que não recbem Bolsa Família e que tem conta na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.
14 de abril: Para os cadastrados no CadÚnico e que não tem conta na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
5 dias úteis após incrição: Para os trabalhadores inscritos no site do auxílio emergencial.
Últimos 10 dias úteis de abril: Para os beneficiários do Bolsa Família.
Segunda parcela
27 a 30 de abril: Para quem está inscrito no CadÚnico e não recebe Bolsa Família e trabalhadores informais que foram aceitos para receber o auxílio.
Últimos 10 dias de maio: Benefíciarios do Bolsa Família.
3ª parcela
27 a 30 de abril: Para quem está inscrito no CadÚnico e não recebe Bolsa Família e trabalhadores informais que foram aceitos para receber o auxílio.
Últimos 10 dias de maio: Benefíciarios do Bolsa Família.
Para quem não tem contas em bancos, a Caixa irá disponibilizar contas digitais gratuitas.