Em cerimônia realizada no estacionamento do Cecovid-4 na tarde desta terça-feira (19/01), nove profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, receberam a primeira dose da vacina CoronaVac em Betim, na região metropolitana de BH.
A enfermeira Eliete Pereira dos Santos, de 57 anos, foi a primeira a receber a vacina. Elite perdeu o seu pai há 33 dias, vítima da Covid-19. “Essa vacina é um sopro de esperança. Me sinto lisonjeada de ser a primeira pessoa vacinada em Betim. Se essa vacina tivesse chegado 33 dias antes, não teria perdido o meu pai para a doença. Espero que as pessoas fiquem tranquilas, e possam sentir hoje essa tranquilidade que estou sentindo ao ser vacinada”, contou.
A segunda na fila da imunização, foi a também enfermeira, Flávia Alvin, que atua na área assistencial dos Cecovids 2 e 4. Em seguida, foram vacinados Ana Paula de Andrade, enfermeira representando o Cerest; Dr. Itamar Ferreira, Médico da regulação, representante do Hospital Público Regional de Betim; Dr. João Vilar, Médico da UPA Alterosas, representante das UPA’s; Dr. Adilson Barbosa, Médico da UPA Guanabara, representante das UPA’s; Silvania Pena, Enfermeira da UBS Nova Baden, representante da Atenção à Saúde Primária; Rodrigo Martins Dias, Técnico de enfermagem, representante do SAMU; Yara Cristina, Representante do Conselho e Controle Social; e Denise Marília, representante dos agentes de higienização do Cecovid 2.
Betim recebeu da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta terça-feira (19/01), as primeiras 5.160 doses da vacina contra a Covid-19. Sendo assim, 2.580 pessoas deverão ser vacinadas nesta primeira remessa, visto que a imunização requer a aplicação de duas doses.
Na cerimônia, o prefeito Vittorio Medioli (PSD), disse que a vacina “vira uma página nesse pesadelo [pandemia]”. Medioli também agradeceu aos profissionais que atuam nesta pandemia e disse que em momento algum faltou assistência no tratamento dos pacientes. “Betim tem feito o possível. Nós tivemos um desempenho bastante razoável e elogiado. Nunca deixamos faltar leitos, aliás, temos uma abundância de leitos ainda não ativados” disse em entrevista coletiva.
A partir desta quarta-feira (20), os trabalhadores da saúde começam a ser vacinados. Nas duas unidades do Cecovid Betim, 100% dos profissionais serão imunizados. Já nas outras unidades da rede de saúde pública e da rede privada, 30% dos trabalhadores serão contemplados com as doses do primeiro lote. A segunda dose deverá ser aplicada em duas semanas.
A imunização da população será realizada de forma gradativa, conforme as doses forem sendo entregues ao município pela SES-MG. Os primeiros grupos a serem vacinados serão os profissionais de saúde, seguido dos idosos e profissionais de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e os idosos acima de 60 anos que estão restritos às residências por dificuldade de locomoção e por serem acamados.