Nesta terça-feira, 29, a Superintendência Municipal de Defesa Civil de Betim promoveu um treinamento sobre ações corretas a serem tomadas no período chuvoso e métodos para identificar áreas de risco. Técnicos da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMM) ministraram palestras para gerentes regionais do município, que lidam diariamente com as demandas da população.
Com o objetivo de transmitir conhecimento técnico mínimo aos gerentes regionais e suas equipes, a Defesa Civil explicou como identificar riscos reais em edificações, cenários com possíveis deslizamentos de encostas, a importância da observação do solo e orientações sobre como lidar com as famílias atingidas. Com a preparação cada vez mais qualificada das equipes, a intenção é evitar acidentes irreversíveis advindos das chuvas.
O coordenador de Defesa Civil, Orcemar Dias da Silva, explicou que, atualmente, Betim tem 35 áreas oficiais de risco reconhecidas pelo Governo Federal. “Dessas 35 áreas, 23 já estão recebendo obras. Essas regiões foram mapeadas em 2012, sendo autorizadas, neste ano, a receber R$ 30 milhões do Governo Federal para a realização das obras. Além dessas, conseguimos mapear mais 19 áreas de risco. Estamos trabalhando para que elas também sejam reconhecidas como áreas oficiais de risco, com o objetivo de receber verbas federais para desenvolvermos obras que deixarão o local seguro”, explicou o coordenador.
Mesmo com o período de grandes incêndios florestais por toda Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros se prepara e orienta as autoridades para as possíveis ocorrências vindas das chuvas. Durante o treinamento, o tenente Sandro Júnior ressaltou a importância do trabalho integrado entre Defesa Civil, CBMM e Polícia Militar. O militar destacou, ainda, a necessidade de a sociedade criar uma cultura de prevenção, que priorize observar os riscos de desastres.