Photo: Shutterstock

Confira atualização diária dos casos de Covid-19, causada pelo novo coronavírus em Betim. As informações são atualizadas todos os dias pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).


O que é coronavírus | Como se prevenir | Casos pelo Brasil | Últimas notícias


Última atualização Covid-19 em Betim: 24/03/2020

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou boletim com os últimos casos suspeitos de coronavírus em Betim (Covid-19). O número de casos em investigação subiu para 338. Betim tem 1 caso confirmado pela Secretaria. 4 casos foram descartados.

Gráfico mostra situação de casos suspeitos de Covid-19 em Betim
Gráfico mostra situação de casos suspeitos de Covid-19 em Betim segundo SES-MG. (Imagem Agenda Betim)

Acompanhe as últimas informações da cobertura do Agenda Betim

Relatório geográfico dos casos em investigação de Covid-19 em Betim. Dados da SES-MG (Imagem Reprodução SES-MG)

Covid-19 em Minas Gerais

Ainda de acordo com boletim da Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais tem 11.832 casos em investigação e 130 confirmados.

Transporte público em Betim tem horários alterados

Na segunda-feira (24), a Prefeitura de Betim informou como será o funcionamento do transporte público municipal de Betim entre os dias 24 (terça-feira) e 29 (domingo) de março.

O que é coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

VEJA MAIS: As últimas notícias sobre a pandemia do coronavírus

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como se proteger

Dicas de como se proteger do coronavírus
Como se proteger do coronavírus (Imagem Reprodução Ministério da Saúde)
Período de incubação do coronavírus
Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias
Período de transmissibilidade do coronavírus
De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.
Fonte de infecção do coronavírus
A maioria dos coronavírus geralmente infectam apenas uma espécie animal ou pelo menos um pequeno número de espécies proximamente relacionadas. Porém, alguns coronavírus, como o SARS-CoV, podem infectar pessoas e animais. O reservatório animal para o coronavírus (COVID-19) ainda é desconhecido. 
Quais são os sintomas do coronavírus?
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.  Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:Febre.Tosse.Dificuldade para respirar.
Como o coronavírus é transmitido?
As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:  gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe. O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas.

No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

Fontes: Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde, Prefeitura Municipal de Betim.

ATUALIZAÇÃO: Erramos! Os casos em investigação em Betim somam 338 e não 333, como informado anteriormente. A informação foi corrigida.

Atualização em 24/03/2020 às 20:02

 

Comunicar erro • Princípios editoriais