A Prefeitura de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, anunciou nesta sexta-feira (26), que irá suspender o funcionamento das atividades consideradas não essenciais.
O decreto será publicado ainda hoje com novas regras de funcionamento das atividades comerciais e de prestação de serviços. A medida passa a valer a partir de segunda-feira, 29.
Será permitido apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais, conforme a Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo do Estado de Minas Gerais, de 22 de março de 2020.
De acordo com a Deliberação do Governo de Minas, as atividades com funcionamento permitido estão relacionadas aos setores de:
- indústria de fármacos, farmácias e drogarias;
- fabricação, montagem e distribuição de materiais clínicos e hospitalares;
- hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros,
- padarias, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, de água mineral e de alimentos para animais;
- produção, distribuição e comercialização de combustíveis e derivados;
- distribuidoras de gás;
- oficinas mecânicas e borracharias;
- restaurantes em pontos ou postos de paradas nas rodovias;
- agências bancárias e similares;
- cadeia industrial de alimentos;
- atividades agrossilvipastoris e agroindustriais;
- serviços relacionados à tecnologia da informação e de processamento de dados, tais como gestão, desenvolvimento, suporte e manutenção de hardware, software, hospedagem e conectividade;
- construção civil;
- setores industriais
Em nota, a prefeitura disse que a medida foi tomada pelo Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 de Contagem, devido ao aumento dos números relacionados à doença no Estado e no Município. De 1º a 25 de junho houve crescimento considerável dos casos suspeitos, confirmados e dos óbitos.
A reportagem aguarda a publicação do Decreto para mais informações.
Matéria em atualização