A Câmara Municipal de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, emitiu uma nota após a repercussão da presença do vereador Gilson de Sousa Carvalho, conhecido como Gilson da Autoescola (Cidadania), na manifestação em Brasília, na tarde de ontem (8.jan), que culminou na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes da República.
Na nota, a Câmara disse que “é veementemente contra todo e qualquer ato de vandalismo ou antidemocracia” e que “as manifestações de violência registradas em Brasília neste fim de semana são inadmissíveis”. A Casa Legislativa de Betim informou que a Comissão Permanente de Ética, Decoro Parlamentar e Estudos Legislativos vai apurar a presença do parlamentar.
Gilson da Autoescola, vereador no segundo mandato, chegou a publicar vídeos em uma rede social na Esplanada dos Ministérios. Após a repercussão negativa, apagou o conteúdo. Nesta segunda-feira (9.jan), o parlamentar publicou uma nota afirmando que não aprova e nem participa de “nenhuma atitude contra a democracia”.
VÍDEO: Gilson da Autoescola participa de atos em Brasília em 8.jan.2023 – Via: Jornal Estado de Minas
Nota da Câmara Municipal de Betim:
“A Câmara Municipal de Betim informa que é veementemente contra todo e qualquer ato de vandalismo ou antidemocracia.
As manifestações de violência registradas em Brasília neste fim de semana são inadmissíveis.
Sobre a presença do vereador Gilson da Autoescola (Cidadania), a Câmara Municipal de Betim informa que o ocorrido será encaminhado para a Comissão Permanente de Ética, Decoro Parlamentar e Estudos Legislativos”.
Nota de Gilson da Autoescola:
“Quero externar minha indignação com os atos de violência e depredação ocorridos em Brasília no dia de hoje.
Saí da minha casa na companhia dos meus dois filhos na expectativa de participar de um ato pacífico e democrático. Mas nada disso aconteceu.
Não aprovo e nem participo de nenhuma atitude contra a democracia.
O protesto é legitimo e democrático, quebradeira e violência não.
Viva a democracia! Viva a liberdade! Viva o Brasil!”