A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) confirmou, nesta sexta-feira (21), a realização do Mundial de Clubes de Vôlei masculino em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Seis clubes vão participar do torneio entre os dias 7 e 11 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo Divino Ferreira Braga, no Horto.
Betim sediou o evento em 2013, 2015, 2016 (junto com Belo Horizonte), 2019 e 2021. Em 2020, em razão da pandemia, o campeonato não foi realizado. Nenhuma outra cidade sediou tantas edições como Betim. Doha, no Catar, recebeu o torneio em quatro oportunidades (2009 a 2012).
Campeão na edição passada, o Sada Cruzeiro busca o pentacampeonato (todos os troféus levantados junto da torcida betinense). Os italianos Trentino e Perugia (2º e 3º colocados na Champions League passada) foram confirmados como representantes europeus. O polonês Zaksa, campeão europeu, desistiu da participação. No Brasil, além do Cruzeiro (atual campeão sul-americano), Minas e Vôlei Renata (vice e terceiro colocado no último Sul-Americano). Paykan Tehran, do Irã, será o representante asiático no torneio.
Participantes Mundial de Vôlei em Betim 2022:
- Cruzeiro Vôlei (anfitrião e campeão sul-americano);
- Minas (vice sul-americano);
- Vôlei Renta (3º lugar no sul-americano);
- Trentino, ITA (vice europeu);
- Perugia, ITA (3º lugar Europa);
- Payjan Tehran, IRA (campeão asiático);