Vereadores em CPI da Lama
Foto de arquivo: Jonathan Pires/Câmara Municipal de Betim

A Câmara Municipal de Betim vai realizar, nesta segunda-feira (18), uma nova oitiva da da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que visa apurar possíveis crimes ambientais e contra a saúde pública, danos materiais e morais ocasionados pela invasão da lama dos rejeitos da extração do minério de ferro, trazidos pela enchente do Rio Paraopeba, em janeiro, afetado pelo rompimento da Barragem Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 2019.

Na audiência, que está marcada para às 14h, serão ouvidos o secretário municipal de Meio Ambiente, Ednard Barbosa, e a presidente da Ecos, Marinésia Makatsuru. Na semana passada, foram ouvidos o prefeito Vittorio Medioli (sem partido) e o procurador-geral do Município, Bruno Cypriano.

Entenda

Após as fortes de janeiro, o rio Paraopeba, que passa pela regional Citrolândia transbordou, levando uma lama densa para as casas dos moradores. Desde então, a prefeitura busca identificar os materiais presentes nas amostras da lama para entender se os rejeitos do rompimento da barragem da Vale, em janeiro de 2019, em Brumadinho, teriam afetado a região.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais