ALMG aprova reajuste aos servidores estaduais
Deputados aprovam reajuste salarial para os servidores estaduais – Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG

O projeto de lei que reajusta o salário dos servidores estaduais em 10,06% foi aprovado em 2º turno na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (30).

Além do reajuste previsto no projeto original, de autoria do governador Romeu Zema (Novo), os deputados aprovaram adicionais para os servidores da Segurança, Saúde e Educação.

As forças de segurança, que incluem as polícias civil e militar e dos bombeiros militares, além dos agentes penitenciários e socioeducativos, terão um adicional de 14%, a título de recomposição de perdas remuneratórias.

Para alcançar o piso nacional da educação, os parlamentares aprovaram um adicional de 33,24% para os profissionais da área. Na Saúde, o adicional aprovado é de 14%.

O Governo de Minas afirmou que o impacto das emendas feitas no projeto original será de R$ R$ 10,628 bilhões por ano. “A proposta dos deputados triplica o aumento do gasto do Executivo com a folha de pessoal”, disse o governo por meio de nota.

Já o governador Romeu Zema publicou nas redes sociais que qualquer valor acima dos 10,06% previstos no projeto original será vetado. Os deputados, entretanto, podem derrubar o veto.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais