02.jun.2021 - Câmara Municipal de Betim realiza primeira audiência da CPI da VLI (Imagem Diretoria de Comunicação Social/Divulgação)
02.jun.2021 – Câmara Municipal de Betim realiza primeira audiência da CPI da VLI (Imagem Diretoria de Comunicação Social/Divulgação)
02.jun.2021 - Câmara Municipal de Betim realiza primeira audiência da CPI da VLI (Imagem Diretoria de Comunicação Social/Divulgação)
02.jun.2021 – Câmara Municipal de Betim realiza primeira audiência da CPI da VLI (Imagem Diretoria de Comunicação Social/Divulgação)

Na manhã desta quarta-feira (02) foi realizada a primeira audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, que visa apurar possíveis omissões da empresa VLI Multimodal S.A sobre os acidentes e projetos de intervenções na ferrovia que corta o município.

Nesta reunião, participaram como representantes do executivo o Procurador-geral do Município Bruno Cypriano, e o prefeito Vittorio Medioli (PSD). Durante a CPI, Cypriano também foi questionado sobre um outro assunto: a viagem feita por ele à Rússia, no mês passado, para tratar das negociações sobre a compra da vacina Sputnik V (entenda).

O presidente da CPI, vereador Paulo Tekim (PL), coordenou os trabalhos e ressaltou que o debate desse tema é fundamental para o bem-estar da população betinense e que a Câmara Municipal não deixará de cumprir o seu papel institucional. “Tenho convicção de que a partir dessa CPI vamos encontrar soluções para os graves problemas causados pela negligência da VLI na administração da linha férrea que corta Betim praticamente ao meio”, afirmou Tekim.

Para o relator da CPI, vereador Claudinho (PSD), a palavra trem carrega um significado muito forte para os mineiros, mas em Betim ela é sinônimo de morte e sofrimento. “Não toleraremos que mais vidas sejam ceifadas devido ao descaso da VLI! Esta CPI vai apurar a fundo as responsabilidades da empresa”, garantiu o parlamentar.

Os demais membros da CPI, vereadores Professor Alexandre Xeréu (Pros), Gilson da Autoescola (Cidadania) e Roberto da Quadra (Patriota), foram veementes em seus pronunciamentos e criticaram a VLI por não dar atenção à segurança e ao bem-estar dos munícipes. Professor Alexandre Xeréu, que é advogado, entende que a Câmara Municipal deve participar ao lado da Prefeitura das demandas no Poder Judiciário contra a VLI.

O procurador-geral do município, Bruno Cypriano, foi o primeiro representante do Poder Executivo a falar e respondeu a vários questionamentos formulados pelos membros da CPI. Bruno relembrou que a VLI conseguiu o contrato de concessão da linha férrea em 1996 por R$15 milhões, valor considerado irrisório por ele. O contrato tem a duração de 30 anos e prevê o investimento em segurança até que o número de acidentes seja zerado. “Isso não ocorreu e entre 2010 e 2019 aconteceram oito acidentes”, criticou.

Betim tem o maior trecho da linha férrea administrada pela VLI (37 quilômetros) e deveria receber R$130 milhões em investimentos para melhorar a segurança e o tráfego ao longo do município. “Além de não aplicar esses recursos no município, a VLI fez um acordo com o Governo Federal para renovar a sua concessão e desviou cerca de R$1 bilhão para ser aplicado na extensão do metrô de Belo Horizonte”, revelou Bruno, que prometeu que a Prefeitura Municipal irá mover uma Ação Civil Pública para que a VLI cumpra os termos do contrato de concessão.

Já o prefeito Vittorio Medioli, esclareceu que a VLI Transmodal S/A pertence à Vale e replica os mesmos métodos de exploração predatória de sua controladora. “A Vale talvez seja a empresa mais lucrativa do mundo e não oferece contrapartida alguma para as comunidades que sediam os seus empreendimentos. A VLI repete essa prática e deixa um rastro de destruição por todo o município. Isso precisa acabar e vamos lutar para mudar esse panorama”, asseverou o chefe do Poder Executivo betinense.

02.jun.2021 - Vittorio Medioli fala à CPI na Câmara Municipal de Betim (Imagem Diretoria de Comunicação Social/Divulgação)
02.jun.2021 – Vittorio Medioli fala à CPI na Câmara Municipal de Betim (Imagem Diretoria de Comunicação Social/Divulgação)

Vittorio fez a apresentação em slides das dez transposições que a VLI deveria fazer sobre a linha férrea e que até hoje não saíram do papel. “Entraremos com uma Medida Acauteladora para obrigar a empresa a cumprir o seu papel”, avisou. Caso não realize a obras que são de responsabilidade da concessionária, Vittorio pretende obter a proibição do tráfego de trens em Betim fora do horário das 22h às 4h para poupar a população de acidentes, poluição sonora e transtornos no trânsito próximo à linha férrea.

Também, como representantes do Poder Executivo, estiveram presentes os secretários municipais Marco Túlio Lara e Guilherme Carvalho.

Assista na íntegra a primeira audiência da CPI da VLI:

*Com informações de Wagner Augusto/Câmara Municipal de Betim

 

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