Os pacientes em Betim que precisam realizar pequenos procedimentos cirúrgicos, como as biópsias, postectomias, vasectomias, dilatação uretral e cirurgias dermatológicas oncológicas passam a contar com um novo equipamento.
Entrou em operação, na última quarta-feira (2.fev), uma nova sala para cirurgias no Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é realizar entre 100 e 200 cirurgias simples por mês.
O novo espaço aliviará o serviço das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que poderão focar nos atendimentos de urgência e emergência, e também do Hospital Regional. Os procedimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, conforme agendamento.
“A nova sala é muito importante para a realização desses pequenos procedimentos eletivos. Antes, os pacientes dependiam da disponibilidade das UPAs. A partir de agora, eles terão espaço garantido com a prestação contínua do serviço”, ressaltou o diretor de regulação da Saúde, Cláudio Alves.
Segundo a prefeitura, antes de solicitar o procedimento cirúrgico, o cidadão deve passar por uma consulta médica nas Unidades Básicas de Saúde para avaliação do quadro de saúde.