Estoques do Hemominas caem 25% durante pandemia do coronavírus
O Hemominas informou que os estoques de sangue estão em queda em seus centros pelo estado. Houve queda de 25% nas doações, em relação ao mesmo período do ano passado.
Muito se deve à pandemia do novo coronavírus, que afastou a circulação de pessoas na cidade.
O Hemominas faz um apelo para que pessoas saudáveis compareçam à instituição e contribuam para a manutenção dos estoques de sangue. Senão, os pacientes hematológicos atendidos pela Fundação em Minas Gerais, bem como todos aqueles que estão nos hospitais na dependência de transfusões, ficam duplamente fragilizados: pelo vírus em si e pela falta de sangue e hemocomponentes necessários à sua sobrevivência.
Seguindo às recomendações do Ministério da Saúde, a Fundação intensificou os procedimentos de higienização e prevenção, entre eles: a obrigatoriedade do uso do álcool gel / líquido70% nas mãos (qualquer doador ou pessoa que entrar nas unidades); só serão aceitas caravanas de doadores de, no máximo, 10 pessoas; as salas de espera das unidades, como as de coleta do sangue, foram reorganizadas de forma a garantir um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores.
Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e que seguem todas as normas de proteção e prevenção, a fim de proporcionar segurança para quem doa e sangue de qualidade para o paciente. Mais do que nunca, é necessário o exercício da solidariedade, da cumplicidade, cada um fazendo sua parte para poder atravessar este momento difícil, com os desafios que ele impõe a todos.
Agendamento para doação
Com o objetivo de organizar o fluxo de atendimento, evitar aglomerações e para que as doações de sangue ocorram da forma mais segura possível, a Fundação Hemominas orienta os doadores para que agende o atendimento pela internet (www.hemominas.mg.gov.br) ou pelo MGapp.
VEJA MAIS
Famílias que tiveram prejuízos com chuvas poderão sacar FGTS
Cemitérios em Betim são fechados e velórios serão limitados
Transporte público em Betim sofre novas alterações de horários
Betim terá 3 centros para tratamento do coronavírus
Betim cria canal para tirar dúvidas sobre coronavírus