big data
Foto ilustrativa: Markus Spiske/Pexels

As transformações nos ambientes corporativos, causadas pela pandemia, incentivaram ainda mais a busca por novas ferramentas e estratégias que possam ajudar a reverter os efeitos da crise. Para o docente do Senac Evandro Mineiro, a resposta pode estar em dados que as empresas já coletam, com o uso de Big Data.

“Big Data é um conceito amplo, mas o princípio que temos em mente é trabalhar bem com a grande quantidade de dados digitalizados disponíveis. Os consumidores já aderiram ao processo de transformação digital e as empresas devem utilizar esse meio para entender a percepção do consumidor, coletando informações quando ele reclama em uma determinada rede social, quando compartilha suas ideias sobre a marca, produto ou serviço e até mesmo quando realiza pesquisas de preços antes de realizar a compra. Com o avanço das plataformas digitais, o uso de Big Data se tornou acessível e personalizável a todos os tipos e tamanhos de negócios”, afirma o especialista. 

O docente ressalta que o comércio, por meio da área de marketing e publicidade, por exemplo, tem muito a se beneficiar com o uso do Big Data para traçar estratégias relevantes que atendam as expectativas dos consumidores. Nesse contexto, agilidade e automação são palavras-chave nessa nova era de negócios e as empresas que conseguirem seguir por esse caminho terão resultados positivos. 

Programa Senac de Retomada e Evolução Empresarial 

Para quem busca saber mais sobre o tema e como aplicá-lo no próprio negócio, o assunto será debatido com a presença do docente Evandro Mineiro no projeto EvoluE (Programa Senac de Retomada e Evolução Empresarial) no dia 25 de agosto. As inscrições são gratuitas e realizadas via Sympla. A transmissão da palestra ocorre pelo Youtube do Senac em Minas. 

A iniciativa, realizada pelo Sistema Fecomércio MG, por meio do Senac, Sesc e Sindicatos Empresariais, busca preparar os negócios para a retomada das atividades econômicas pós-pandemia. O evento já contou com a participação de mais de 200 empresários na primeira atividade, realizada em julho, e tem cronograma de atividades até o fim do ano.

“Ouvimos as empresas de todo o estado para a construção do portfólio de treinamentos e outros temas poderão ser inseridos na programação, também de acordo com cada momento da pandemia. Com os encontros virtuais gratuitos vamos abordar, com negócios de todos os tamanhos e atividades, práticas seguras e eficientes para os profissionais e auxiliar na retomada das atividades”, comenta Cintia Gomes Costa e Silva, Gerente de Relacionamento do Senac. 

Programação EvoluE segundo semestre:
25/08: Big Data e sua relação com os negócios de uma empresa. Conduzido pelo docente Evandro Ornelas Mineiro. 
22/09: Metodologias Ágeis para equipes de alta performance.
26/10: Windows Experience – o celular é a nova vitrine​.
17/11: A importância da gestão de estoque para os empreendimentos de beleza. 
1º/12: Gestão financeira para bares e restaurantes: Desafios e ferramentas de controle.  

As transmissões serão realizadas pelo canal do Senac no Youtube, das 19h às 21h, com tradução simultânea em Libras. Para ter acesso, é necessário fazer a inscrição gratuita previamente pelo Sympla

VEJA TAMBÉM

 

Comunicar erro • Princípios editoriais 

Mais do Agenda Betim

Preparação para a Black Friday: Especialista dá dicas essenciais para lojistas mineiros

Segundo a Fecomércio MG, 46,5% das empresas do estado pretendem participar do evento, reforçando a relevância da data para o comércio.