técnicos da prefeitura de Betim observam situação de caixa d'água
Serviços públicos são afetados por falta d’água em Betim – Foto: PMB

O desabastecimento de água provocado pelo rompimento de uma adutora da Copasa que passa sobre o rio Paraopeba, entre Betim e Juatuba, segue causando transtornos na cidade. A prefeitura informou que as aulas foram suspensas em nove escolas em razão da falta d’água nesta sexta (4).

As unidades de ensino estão localizadas nas regionais Norte, Vianópolis e Centro (a assessoria de comunicação ainda não confirmou os nomes dessas unidades). Em uma outra nota, a prefeitura disse que dez bairros da regional Vianópolis estão sendo abastecidos por meio de caminhões-pipa fornecidos pela Copasa.

Os moradores enfrentam há quatro dias o desabastecimento de água. Na terça-feira (1º), uma adutora da empresa se rompeu sobre o rio Paraopeba e interrompeu a distribuição em mais de 30 bairros de Betim, além dos municípios de Mateus Leme e Juatuba, todos da região metropolitana de Belo Horizonte.

Adutora da Copasa passa sobre o Rio Paraopeba
Adutora da Copasa passa sobre o Rio Paraopeba – Foto: PMB/Divulgação

A companhia de saneamento chegou a restabeleceu os serviços em algumas áreas afetadas, no entanto, dez bairros continuam sem água. Uma outra adutora da empresa teria apresentado problemas, comprometendo parte do sistema Serra Azul, responsável por atender mais de 1 milhão de habitantes da Grande BH

Procurada para esclarecer a situação, a Copasa ainda não retornou nossos contatos.

Situação de emergência

Há pouco, o prefeito Vittorio Medioli (sem partido) decretou situação de emergência em Betim, caracterizada por “situação anormal”, em razão do possível risco de desabastecimento em hospitais, clínicas, escolas e demais serviços públicos e privados.

Adutora se rompe sobre o rio Paraopeba (março/2022)

 

Comunicar erro • Princípios editoriais