Adutora da Copasa passa sobre o Rio Paraopeba
Adutora da Copasa passa sobre o Rio Paraopeba – Foto: PMB/Divulgação

Em edição extra no Órgão Oficial do Município, o prefeito Vittorio Medioli (sem partido) decretou situação de emergência em Betim, caracterizada por “situação anormal”, em razão do rompimento de uma adutora da Copasa que afetou a distribuição de água na cidade.

A partir do decreto, “fica autorizada a mobilização de todos os Órgãos Municipais para atuarem, nas ações necessárias para minimizar os efeitos causados pela falta de abastecimento de água potável”.

Além disso, a medida também permite a prefeitura dispensar licitações para contratos de curto prazo (até 180 dias) para aquisição de bens necessários às atividades emergenciais de prestação de serviços de abastecimento de água e obras.

Ainda segundo o decreto, a prefeitura acusa a Copasa de não apresentar soluções para o problema, além de ressaltar sobre o risco de desabastecimento de hospitais, clínicas, escolas e demais serviços públicos e privados. Nove escolas tiveram as atividades suspensas nesta sexta-feira (4) por falta d’água.

Moradores de diversos bairros seguem prejudicados por um rompimento de uma adutora sobre o rio Paraopeba, entre Betim e Juatuba. O incidente ocorreu na terça-feira (1º) e suspendeu o abastecimento de água em mais de 30 bairros da cidade, além dos municípios de Mateus Leme e Juatuba.

A Copasa chegou a restabelecer os serviços em algumas áreas afetadas, no entanto, dez bairros continuam sem água. Mais cedo, o jornal “O Tempo” noticiou que uma outra adutora da empresa teria apresentado problemas, comprometendo parte do sistema Serra Azul, responsável por atender mais de 1 milhão de habitantes da Grande BH. O Agenda Betim entrou em contato com a companhia para confirmar a informação e aguarda o retorno.

No fim da tarde, a empresa convocou uma entrevista coletiva para informar as ações programadas para a normalização do abastecimento de água na região. O diretor de empreendimentos da Copasa, Ricardo Simões, disse que a recuperação total da adutora pode levar até seis meses. Até lá, manobras na rede de distribuição devem garantir o abastecimento por meio do Sistema Rio Manso até que uma adutora de menor porte seja construída na região do rio Paraopeba.

Adutora se rompe sobre o rio Paraopeba (março/2022)

 

Comunicar erroFale conoscoNewsletter

Mais do Agenda Betim
Fachada Casa da Cultura em Betim (MG)

Betim recebe circuito cultural em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, Casa da Cultura Josephina Bento e sala “A Galeria”, no Partage Shopping, abrem novas exposições a partir desta quarta-feira (8.mar)
Antes e depois da reforma da Pista Internacional de Bicicross Aquileu Franco do Amaral, no bairro Bueno Franco, em Betim (MG)

Após quase três anos fechada, pista de bicicross do Bueno Franco será reaberta

Atividades no local foram suspensas no início da pandemia, em 2020. Já no ano passado, a prefeitura iniciou uma reforma para refazer a pavimentação e alterar algumas curvas no circuito.
Sada Cruzeiro treina antes do início do Mundial de Clubes de Betim em 06.dez.2022

Betim sedia o Mundial de Clubes de Vôlei a partir desta quarta-feira

O Minas abre a competição às 18h, jogando contra os iranianos do Paykan. Logo após, às 21h, o anfitrião Cruzeiro duela com o Campinas
Rio Betim na Avenida Edmeia Mattos Lazzarotti

Cemaden alerta para risco de enchentes e inundações em Betim

Alerta, compartilhado pela Defesa Civil estadual, diz que há possibilidade de enchentes nos rios Betim e Paraopeba devido à previsão de chuva de intensidade moderada a forte.