O prefeito Vittorio Medioli (sem partido) informou, na noite desta quinta-feira (3), que vai decretar o fim da obrigatoriedade no uso das máscaras em espaços abertos em Betim. A medida começa a valer na segunda-feira (7).
O chefe do executivo afirmou que os casos estão controlados no município, e com grande adesão da vacinação por parte dos moradores será possível adotar a medida. Ainda segundo Medioli, um decreto sobre o tema será publicado nos próximos dias.
“Essa é uma ação facultativa. Quem não desejar fazer o uso da máscara para praticar atividades esportivas, fazer a caminhada diária ou até mesmo andar na rua estará autorizado”, salientou.
De acordo com o último boletim epidemiológico da prefeitura, a cidade está com o menor número de casos ativos da doença desde o dia 12 de janeiro, com cerca de 300 pessoas em isolamento domiciliar. Ainda segundo os dados oficiais, 73% dos moradores da cidade completaram o esquema vacinal, com as duas doses (81% com a primeira dose).
Belo Horizonte
Mais cedo, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), também havia comunicado que o uso das máscaras em ambientes abertos seria flexibilizado. A decisão foi tomada após autorização do Comitê Epidemiológico de Combate à Covid-19 na capital mineira.
VEJA TAMBÉM:
+ Número de casos ativos de covid é o menor desde o dia 12 de janeiro
+ Betim leva o ‘vacimóvel’ para dentro das empresas
+ Unidades Básicas de Saúde também aplicam os imunizantes: veja os endereços