A região metropolitana de Belo Horizonte segue registrando estragos após as chuvas intensas dos últimos dias. Na tarde deste sábado (8) a Via Expressa, no limite entre Betim e Contagem, foi interditada após a queda de um talude. A via foi totalmente interditada. A Defesa Civil foi acionada, e ainda não há informações de feridos.
A chuva também causa transtornos na região central de Betim. No bairro Ingá, próximo o viaduto Jacintão, o rio Betim transbordou e alagou a avenida Juiz Marco Túlio Isaac.
Segundo a Defesa Civil, 26 ocorrências foram atendidas nas últimas 24 horas no município. Na noite de ontem (7), sete famílias ficaram desalojadas após o córrego Bandeirinhas, no Citrolândia, sair da calha e a água atingir casas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois avisos para a Grande Belo Horizonte, sendo válido até 11h de domingo. O primeiro diz respeito a ‘perigo potencial’, indicando chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h), e possibilidade de queda de granizo. Já o segundo aviso é relacionado ao acumulado de chuva na região, indicando risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além da iminência de deslizamentos de encostas.
De acordo com o Instituto Climatempo, a precipitação para Betim neste fim de semana pode chegar a 135mm, sendo 70mm ao longo do dia de hoje, e de 65mm para este domingo (9).
Transporte público
A prefeitura suspendeu a circulação de quatro linhas do transporte público de Betim. A medida se deve em razão do grande volume de chuva registrado na cidade. As linhas afetadas são 90, 30, 53 e 70.
“Devido ao grande volume de chuvas em todas as regiões da cidade, algumas linhas do transporte público foram interrompidas para a garantia da segurança dos usuários”, disse a prefeitura em nota.
Casa desaba no Citrolândia
Parte de uma casa localizada na rua Nestor Palhares, no Citrolândia, desabou na tarde deste sábado, deixando duas pessoas feridas, informou a Defesa Civil.
Orientação
A Prefeitura de Betim emitiu uma nota, no início da tarde deste sábado, orientando os moradores para que redobrem a atenção com o nível dos rios. Segundo o comunicado, as pessoas que vivem em áreas ribeirinhas ou de risco de deslizamentos devem deixar separados, em local de fácil acesso, documentos de identificação, roupas, medicamentos e itens essenciais em caso de evacuação das casas.
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
Cemig: 116
Guarda Municipal: 153
Samu: 192