19.mar.2021 - Fiscalização da Prefeitura de Betim no primeiro fim de semana de Onda Roxa (Imagem Alisson Sorato/PMB/Divulgação)
19.mar.2021 – Fiscalização da Prefeitura de Betim no primeiro fim de semana de Onda Roxa (Imagem Alisson Sorato/PMB/Divulgação)
19.mar.2021 – Fiscalização da Prefeitura de Betim no primeiro fim de semana de Onda Roxa (Imagem Alisson Sorato/PMB/Divulgação)

No início do primeiro fim de semana com a vigência da Onda Roxa, três estabelecimentos que funcionavam de forma irregular foram interditados pela força-tarefa de fiscalização da Prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, na noite de sexta-feira (19).

Até o dia 31 de março somente os serviços considerados essenciais podem funcionar em todo o estado. Além disso, estão proibidos a venda de bebidas alcoólicas para consumo no local, os atendimentos presenciais da administração pública, e a realização de cultos religiosos. A onda roxa, a mais restritiva do programa Minas Consciente, foi anunciada pelo governador Romeu Zema (Novo), na noite da última segunda-feira (15), após reunião com prefeitos. A medida busca reduzir a circulação de pessoas e, consequentemente, diminuir a propagação do coronavírus. 

Segundo a Prefeitura, oito estabelecimentos, entre bares e trailers, foram visitados nesta sexta-feira. Foram aplicadas sete notificações referentes a fiscalização de postura, como apresentação de alvará de localização e, ainda, quatro autos de infração pelo descumprimento de medidas de biossegurança, como permissão de clientes sem utilização de máscaras e liberação do consumo de bebidas alcoólicas.

A operação coletiva entre Guarda Municipal, Vigilância em Saúde e Secretaria Adjunta de Segurança Pública percorreu os bairros Angola, Vila das Flores, Vargem das Flores, Itacolomi, Teresópolis, Capelinha e Laranjeiras.

19.mar.2021 – Fiscalização da Prefeitura de Betim no primeiro fim de semana de Onda Roxa (Imagem Alisson Sorato/PMB/Divulgação)

Na quarta-feira (17), quando começou a vigorar as medidas restritivas, a maior parte do comércio não essencial aderiu e manteve fechadas as portas. O prefeito Vittorio Medioli (PSD), crítico do fechamento total do comércio, pediu para a população contribuir no combate ao coronavírus. “Depende muito da responsabilidade de cada um de nós não apenas assumir as normas, mas também ser portador de conselhos e cuidados. Olhar para dentro de casa, para amigos e para qualquer pessoa que vocês encontrem desrespeitando as normas de biossegurança”, disse em uma transmissão nas redes sociais.

Nos últimos cinco dias foram registradas 29 mortes em decorrência da Covid-19. No mesmo período, também foram confirmados 567 casos e 2.679 notificações de síndrome gripal. A ocupação nos hospitais públicos supera 90%.

VEJA MAIS:

 

Comunicar erro • Princípios editoriais