Em debate promovido pelo portal Gira Betim na noite desta segunda-feira (9/11), os postulantes ao cargo de prefeito criticaram os candidatos Vittorio Medioli (PSD) e Dr. Xaropinho (MDB) por ausências nos debates ao longo da campanha.
No dia 21/10, Vittorio Medioli e Dr. Xaropinho também não participaram de debate promovido pelo Centro Universitário Una. Na ocasião, ambos os candidatos alegaram compromissos institucionais.
Vinícius Resende (Rede) classificou as ausências como desrespeito. “É um momento importante, decisivo. Essa semana é muito importante no processo democrático. É onde nós conseguimos mostrar os nossos projetos, as nossas ideias, o nosso plano de governo e, infelizmente, o prefeito novamente se ausentou deste debate. Ficamos chateados, e é uma falta de respeito muito grande com a população e também conosco”.
Fernando Mendonça (PRTB) lamentou o fato de ambos os candidatos não estarem presentes. “Sentindo a falta de nosso dom Vittorio, seria muito importante a presença dele e estamos sentindo a falta do médico Dr. Xaropinho. Eu acho que nesta reta final, todos os candidatos devem participar de debates, expor suas ideias e seus planos de governo”.
A candidata Maria do Carmo Lara (PT) também criticou Medioli sobre a ausência. “O prefeito não está aqui, e é candidato a reeleição”, disse.
De acordo com a jornalista Sara Lira, mediadora do debate, todos os oito candidatos foram convidados, sendo eles, Dr. Vinícius (Rede), Dr. Xaropinho (MDB), Fernando Mendonça (PRTB), Gabriela Clemente (PSOL), Junio Araújo (Solidariedade), Maria do Carmo (PT), Vittorio Medioli (PSD) e Zulu (PCB). O candidato Vittorio Medioli agradeceu o convite e, por meio de sua assessoria, afirmou que não poderia participar do debate. Já o candidato Dr. Xaropinho não respondeu os contatos com o convite realizado pelo portal.
No momento do debate, Vittorio Medioli estava realizando uma live em suas redes sociais. Nos minutos iniciais da transmissão, o candidato falou sobre a possibilidade de vencer a disputa ainda no primeiro turno, no domingo (15).
“Não sei se terá segundo turno, mas o que indica, com o alto índice de aprovação que temos neste governo, a compreensão da população que fizemos todo o possível, deixa crer que no próximo domingo poderemos ter uma vitória. Entretanto, não tem nenhuma arrogância, de já ganhou”, afirmou o candidato em sua live.
Assista o debate entre candidatos a prefeito de Betim na íntegra