Vista aérea sobre a avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, região Central de Betim (MG)
(Imagem: Arquivo / Reprodução / Facebook / PMB)

A Defesa Civil emitiu um alerta para chuvas intensas na região metropolitana de Belo Horizonte neste final de semana. Com o alerta, representantes da Sala de Situação para o Enfrentamento de Catástrofes Naturais de Betim reuniram-se na tarde desta sexta-feira (23) para deixar a postos os serviços de apoio à população para possíveis ocorrências durante este fim de semana, para quando há previsão de chuvas intensas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a partir desta sexta até domingo (25), estimam-se chuvas intensas, entre 20mm a 30mm/h ou até 50mm/dia, na Grande BH.

O secretário adjunto de Segurança Pública, Júlio Cézar Rachel de Paula, que preside a Sala de Situação, informou que a prefeitura está preparada para dar suporte à população. “Temos um plano de contingência que articula várias secretarias numa força-tarefa para o enfrentamento de situações de catástrofes naturais. Torcemos sempre para que as chuvas passem sem trazer transtornos, mas nosso papel é estarmos a postos, com recursos humanos e materiais disponíveis e articulados para qualquer chamado de urgência”.

Ainda segundo ele, a população poderá contar com dez pontos de apoio em caso de emergência. Dez creches municipais servirão de abrigos temporários, sendo uma em cada regional administrativa. “É muito importante que as pessoas fiquem atentas e com os telefones dos serviços de suporte à mão: Defesa Civil – 199; Corpo de Bombeiros – 193; Polícia Militar – 190 e da Guarda Municipal – 153. Todos eles atendem 24 horas, sete dias por semana.”

(Imagem Arquivo/Reprodução Facebook/PMB)

Enfrentamento do período chuvoso

A Sala de Situação para o Enfrentamento de Catástrofes Naturais foi criada em janeiro último e, desde então, segue articulando ações de suporte às famílias atingidas pelas chuvas no início do ano e atualizando o plano de contingência. De acordo com a prefeitura, estão em andamento a construção de 53 casas no bairro Citrolândia e 23 obras de contenção em várias regiões do município.

 

Comunicar erro • Princípios editoriais