Teste rápido covid coronavirus (Imagem PMB Divulgação)
(Imagem Arquivo/PMB/Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde começou a testar pessoas sem sintomas que tiveram contato com outras diagnosticadas com a Covid-19. A ampliação da testagem também inclui pessoas com sintomas leves, sendo disponibilizados dois tipos de testes.

  • Teste RT-PCR: Aplicado em pessoas com sintomas leves (sintomas apresentados do 3º ao 7º dia anteriores);
  • Teste rápido: Aplicado em pessoas com sintomas leves (apresentados do 8º ao 14º anteriores) e naquelas, com ou sem sintomas leves, que tenham tido contato com pacientes positivos, cujo exame tenha sido realizado até 10 dias antes.

De acordo com a diretora operacional Tânia Rezende, o fluxo de atendimento continua o mesmo, ou seja, as pessoas devem procurar a unidade básica de saúde (UBS) de referência para avaliação médica e realização de um dos tipos de testagem, conforme o caso. “O teste rápido está disponível em todas as UBSs, já o RT-PCR é realizado em 10 unidades, sendo uma por regional administrativa”, informa.
 
O secretário adjunto da Saúde, Hilton Soares, explica que a medida segue o protocolo definido pela Secretaria de Estado da Saúde e atende a recomendações dos relatórios da pesquisa de circulação do coronavírus, que está sendo realizada, em Betim, pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Ampliar a testagem para Covid-19 é muito importante, porque nos permite colocar pacientes positivos assintomáticos em isolamento, evitando a disseminação do vírus e, também, agilizar a assistência adequada àqueles que estão apresentando sintomas leves, aumentando as chances do não agravamento da doença, sobretudo nos pacientes que somam fatores de risco para o agravamento”, informa.

(Imagem PMB/Divulgação)

 

Comunicar erro • Princípios editoriais