(Imagem Reprodução Street View)

Nesta semana, o Centro de Referência em Especialidades (CRE) Divino Ferreira Braga retomou o atendimento de mais especialidades, dando andamento ao processo de restabelecimento das consultas especializadas. A assistência é voltada para o acompanhamento das pessoas que possuem doenças crônicas e pacientes oncológicos que necessitam de acompanhamento de forma prioritária. Foram retomados os serviços de hematologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, angiologia, gastroenterologia, urologia, além da inclusão de mais dois cardiologistas para atender aos pacientes adultos.
                         
Para garantir a segurança de pacientes e trabalhadores e evitar a propagação da Covid-19, diversas medidas foram adotadas no local. Os espaços de espera foram sinalizados, observando a distância mínima de dois metros entre as pessoas. Foram instalados aparelhos para a dispensação de álcool gel em vários pontos da unidade. E ainda está sendo realizada a limpeza diária de todo o local, antes do início dos atendimentos e o reforço na higienização durante todo o horário de funcionamento da unidade.
 
Além disso, as consultas estão sendo realizadas em número reduzido, uma a cada 30 minutos. O uso de máscaras é obrigatório para todos os usuários. Todos os profissionais devem utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para o atendimento. A entrada na unidade será permitida somente ao usuário com consulta marcada, com permanência máxima de 30 minutos antes da consulta. Será autorizado acompanhante somente em casos excepcionais.
 
Para o gerente do Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga, Euler Diniz, a retomada destes atendimentos se dá diante da necessidade de continuar oferecendo a assistência adequada aos usuários da saúde, especialmente os casos crônicos, que precisam de um maior cuidado. “A medida também tem o objetivo de evitar que esses pacientes façam uso dos serviços de urgência e emergência no município, evitando uma sobrecarga do sistema de saúde, diante da pandemia de Covid-19”, explica.
 
Ele destaca que é muito importante que os usuários não faltem às consultas agendadas. O absenteísmo (quando o usuário não comparece ao procedimento no dia agendado) é muito grande, segundo o gerente, e acaba afetando a todos os outros usuários. “Quando a falta acontece, acarreta aumento no prazo de espera para a realização de uma determinada consulta e as vagas disponibilizadas deixam de atender a outros usuários que também aguardam pelos mesmos procedimentos”.
 
A marcação das consultas especializadas é realizada por médicos da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação do município, que avaliam a situação de cada caso. Os usuários que tiveram suas consultas desmarcadas em função da pandemia de Covid-19 e que não se enquadram em casos crônicos descompensados deverão aguardar a comunicação do agendamento, que será feito pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência.
 
 
Retomada gradativa
Em virtude do Decreto Municipal 42.022, de 18 de março de 2020, foram suspensas as atividades dos órgãos públicos municipais, incluindo o CRE Divino Braga, uma vez que a unidade não realiza atendimentos de urgência ou emergência, mas somente consultas e procedimentos eletivos. Num primeiro momento, os servidores lotados da unidade foram remanejados para outras frentes de atenção à saúde, dentro das ações de enfrentamento à Covid-19.

Foram mantidas, observando os critérios de segurança epidemiológica, somente as consultas de pré-natal de alto risco, o Serviço de Referência ao Recém-nascido de Alto Risco (SERENAR), a propedêutica do colo e o Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infectocontagiosas (SEPADI).
 
Em 22 de abril, diante da necessidade de atendimento de pacientes crônicos descompensados, a unidade retornou, com atendimento reduzido, as especialidades de cardiologia adulto e infantil, pneumologia adulto e infantil, neurologia infantil, dermatologia, ortopedia e mastologia, com um profissional por especialidade e consulta a cada 30 minutos. E agora, no início de junho, o centro retoma o atendimento de mais especialidades.
 
O restabelecimento das consultas eletivas em sua integralidade se dará conforme critérios técnicos de acordo com as necessidades de saúde do município. “Em virtude da limitação do espaço físico para o atendimento com segurança de todos os usuários sem aglomeração, além de diversos profissionais em condição clínica especial, afastados preventivamente do atendimento, ainda não é possível o retorno de todas as especialidades em sua plenitude” destaca o gerente do CRE Divino Braga.

(Imagem Reprodução Street View)

Por PMB

 

Comunicar erro • Princípios editoriais