Novos Raposão e Raposinho foram apresentados à torcida no aniversário de 20 anos do mascote cruzeirense
Novos Raposão e Raposinho foram apresentados à torcida no aniversário de 20 anos do mascote cruzeirense – Reprodução

Após a grande repercussão em torno das mascotes Raposão e Raposinho, o Cruzeiro recuou e não vai adotar as mudanças visuais nos personagens. Na quinta-feira (23.mar), em comemoração aos 20 anos do Raposão, o clube havia anunciado alterações na aparência das mascotes, causando reação imediata dos torcedores, em grande parte negativas.

No mesmo dia, organizadas fizeram um protesto em frente à Toca da Raposa. Ronaldo, sócio majoritário da SAF do Cruzeiro, também foi criticado. Já nesta sexta-feira (24.mar), membros de algumas torcidas organizadas se reuniram com o diretor de operações do clube Enrico Ambrogini. Participaram do encontro Máfia Azul, Pavilhão Independente, Fanáti-Cruz, China Azul, Geral Celeste, Comando Rasta, Mancha Azul, Jovem do Cruzeiro e Cachazeiros.

“A gestão reconheceu o erro na alteração e mudança do nosso mascote. Assumiram também a responsabilidade e afirmaram que será realizada a criação de uma carta pedindo desculpas para os torcedores pela maneira como fomos desrespeitados e ironizados”, afirmou a torcida organizada Fanáti-Cruz, em uma publicação na internet.

Já na manhã deste sábado, o Cruzeiro emitiu uma nota sobre o assunto, além de anunciar um comitê de torcedores para discutir questões extracampo.

Nota do Cruzeiro:

“Nação Azul,

diante da insatisfação de grande parte da torcida com a nova identidade visual do Raposão anunciada na quinta-feira, paralisamos provisoriamente a mudança. Nossa decisão, no entanto, não se resume à revisão do lançamento dos mascotes.

Reconsideramos porque queremos ouvir vocês; porque entendemos que, embora a reestilização seja necessária, o torcedor não se sentiu representado na resolução; porque compreendemos que não se trata de uma reação desproporcional a uma simples renovação de estilo, mas reflete, sobretudo, uma sensação de não pertencimento generalizada.

Essa reflexão nos abriu os olhos para o fato de que as urgências do dia a dia no novo ano nos afastaram de vocês. Vivemos juntos um 2022 mágico! O apoio incondicional da torcida foi fundamental para os resultados alcançados dentro e fora de campo.

Fizemos girar as engrenagens para reerguer um gigante e, apesar da nossa convicção de que mais conquistas estão por vir, só seguiremos em movimento com todas as peças no lugar. Não vamos a lugar algum sem vocês. Respeitamos as raízes celestes.

Pensando nisso, anunciamos hoje a criação de um comitê de torcedores: um fórum de discussão entre direção e diferentes coletivos da torcida do Cruzeiro sobre temas do extracampo que envolvem, principalmente, a experiência do torcedor. O objetivo é que vocês ocupem nesses debates o lugar que é da torcida.

O processo de seleção e todos os detalhes relativos ao comitê serão divulgados nas próximas semanas. Os mascotes, claro, estarão na pauta no primeiro encontro.

Estamos organizando tudo o que é preciso para ouvir vocês, mas é importante deixar claro: confiamos extremamente no trabalho, dedicação e seriedade dos nossos colaboradores que, como a torcida, vestem a camisa e, como todos, devem ser respeitados.

Nenhuma insatisfação justifica a série de comentários odiosos e incitação à violência nas redes sociais, tampouco o vazamento de números de telefone de funcionários do clube para ameaças criminosas. Não há qualquer tolerância para isso e os casos já foram levados à polícia.

Vamos juntos fazer do nosso Cruzeiro o maior de todos os tempos – cientes de que ninguém é gigante sem respeito.

#FechadoComOCruzeiro”

Íntegra da publicação da Fanáti-Cruz:

“Neste dia 24 de março de 2023, às 14h00, na Toca da Raposa I, foi realizada a reunião entre o Cruzeiro Esporte Clube e um representante de cada torcida organizada do clube. As organizadas representadas: Máfia Azul, Pavilhão Independente, Fanáti-Cruz, China Azul, Geral Celeste, Comando Rasta, Mancha Azul, Jovem do Cruzeiro e Cachazeiros buscam ser porta-voz de mais de 8 milhões de cruzeirenses.

O torcedor precisa entender como apoiar o clube, mas precisa de significados e respostas para muitas das ações feitas por Ronaldo, sua equipe e seu marketing.

Em 2022, quando precisou da ajuda do torcedor, Ronaldo sempre destacou o apoio incondicional e todo o esforço feito pelos torcedores. Como toda relação é uma via de mão-dupla, hoje fomos ouvidos pelo Enrico Ambrogini (diretor de operações do clube) e tivemos uma conversa bastante assertiva.

A gestão reconheceu o erro na alteração e mudança do nosso mascote. Assumiram também a responsabilidade e afirmaram que será realizada a criação de uma carta pedindo desculpas para os torcedores pela maneira como fomos desrespeitados e ironizados. Enrico reforçou também que em momento algum haverá mudança na logomarca oficial do clube.

Em nossa conversa, cobramos principalmente o planejamento de futebol e uma melhoria do time. Fomos informados que de início, o elenco montado será o principal para os primeiros jogos do time e que mediante abertura da segunda janela de transferências e desempenho do time, haverá contratação.

Estamos aqui para apoiar e também para cobrar. Pedimos aos torcedores calma e apoio. O que estiver em nosso alcance será feito, pensando e visando o bem do clube”.